16 agosto 2016

Ponte de Sequeiros #Ponte Romana

Olá Bunny's 

Uma das Pontes de Estilo Românico mais bonitas que conheço, não só pela sua grandeza em pedra, mas também pela natureza que a rodeia. Situada em Valongo do Côa, Freguesia de Badalamos, Concelho do Sabugal no Distrito da Guarda. 



Existe uma placa que apresenta a Ponte, nela está escrito: 

"Na época Medieval, em que o Rio Côa marcava a fronteira entre os Reinos de Portugal e Leão, a travessia do rio era vigiada e protegida por castelos e pontes fortificadas, como a Ponte de Sequeiros. 
Construída em granito, esta ponte de estilo românico assenta em  três arcos de volta perfeita, sendo o arco central de diâmetro maior. Os pilares são reforçados com talha-mares, estruturas angulares que ajudam a suportar a força da ponte.
A torre, construída numa das extremidades, é característica das pontes fortificadas e servia provavelmente de posto militar de controlo fronteiriço até à assinatura do Tratado de Alcañices, em 1297, altura em que as terras de Riba- Côa foram integradas no Reino de Portugal."

Nas suas margens podemos encontrar algumas "grutas" aparentemente da mesma época da ponte, no meio dos barrocos. 



 Adoro passear pelo campo, no caso da Ponte de Sequeiros, conheço desde bem pequena, tenho família em Valongo do Côa, a rota da ponte é sempre um bom passeio a dar depois da hora de almoço, aproveitar para molhar os pés e dar uns bons mergulhos, Portugal tem uma História fantástica e paisagens lindíssimas que eu não trocava por nada!

Sweet Kisses


Sem comentários:

Enviar um comentário