29 dezembro 2018

Eu ajudo o Planeta e tu?

Olá Bunny's

Isto é um tema muito delicado e cada vez mais falado, o certo é que o nosso lindo Planeta já não está a aguentar com tanta lixeira e tanto gasto ambiental por um ser vivo que é completamente egoísta, sim estou a referir-me a Nós Seres Humanos. 

Cada vez mais tenho tido em atenção a algumas alterações que estou a fazer na minha vida. A reciclagem sempre a fiz, no entanto pudemos fazer muito mais do que isso num simples e comum dia, ao início é capaz de não ser nada fácil, mas tudo nesta vida é uma questão de hábitos, se nos adaptamos facilmente aos maus hábitos, porque não fazemos um esforço para diminuir a nossa pegada? 

Além disso na maioria destes "novos" hábitos ajudam a poupar dinheiro, ora então vamos lá aos meus bons hábitos. 

- Reciclagem e separação dos lixos de casa. 
            Tenho os 3 caixotes (verde, azul e amarelo) e o de lixo comum, que facilitam na reciclagem, assim não há aquela tendência de "depois eu passo num vidrão e coloco lá o pote". O que vai acontecer? Vamos sair de casa, esquecemos da garrafa de vidro e acabamos por coloca-la no caixote junto com o lixo "normal". 

-  Embalagens de Vidro onde vem o café em pó (por exemplo), não vão para o vidrão. Estes potes de vidro são lavados e depois coloca-se doce caseiro. A minha mãe é a Rainha do Doce de abóbora e a minha avó a Rainha da marmelada. Assim não compramos fracos para doce, reutiliza-se os potes de vidro. 


- As pilhas e tinteiros da impressora, guardo em sacos de papel pequenos e depois depósito as unidades nos contentores apropriados. 

- Óleo alimentar, não é algo que use com frequência (em 6 meses acho que só fiz fritos em casa 1 vez) mas quando uso, vou guardando numa garrafa de óleo e depois deposito nos contentores adequados que existem nos supermercados. O "Pai Natal" trouxe-me a Actifry da Teffal que frita sem ser necessário usar óleo portanto vai ser menos um desperdício. 

- Electricidade cá de casa, os electrodomésticos são todos A+++,  lâmpadas e focos de teto são todos LED de baixo consumo. Espero daqui a uns anos conseguir por painéis solares no telhado. 

- Nunca deixo o carregar do telemóvel a "carregar mentiras" ou seja ligado à corrente sem ter o telemóvel a carga, para além de ser perigoso existe um gasto de energia desnecessário. 

- Não deixo luzes de "stand by" acesas, apesar da maioria dos equipamentos cá de casa como são muito recentes esse modo já não existe, no entanto tenho aquelas triplas com um botão verde que tenho sempre o cuidado de deixar desligado quando não estou a usar esses equipamentos. Para além disso estas triplas diminuem o risco de haver uma trovoada ou uma descarga maior de energia e eu ficar sem os equipamentos.



- Tenho um termoacumulador de apenas 15 Litros (no inicio achei pouco, mas agora já me habituei e não quero trocar), para tomar banho, portanto como devem calcular não há banhos de gastos de água, nem água a correr enquanto espalho o gel de banho, se não me despacho levo com água fria. Um hábito que já tinha em casa dos meus pais era arrecadar a água fria do banho antes da chegada da água quente, essa água fria é limpa e ainda serve para várias coisas como: lavar o chão da cozinha ou do quarto-de-banho, duas descargas da sanita ou simplesmente para regar o jardim. 

- Garrafas de Plástico, simplesmente não uso garrafas de plástico descartável, desde que comprei na Tupperware uma eco garrafa de 500ml (2009) nunca mais comprei garrafas de água, e neste momento já tenho várias garrafas de vários tamanhos que adepto às minhas necessidades: 250 ml, 500ml, 750ml e 1 litro. 


- Não uso copos de plástico descartável, talheres, palhinhas de mexer o café (também não ponho açúcar), não voltei a comprar palhinhas de plástico descartável (já existem de metal e de papel), deixei de comprar "cotonetes" com a haste de plástico  e embalagem de plástico (existem cotonetes 100% algodão ou com a haste em bambu dentro de caixas de cartão). 

- Uso as marmitas, tenho várias, todas elas reutilizáveis, para além de "saber o que estou a comer" também evito o desperdício de comida.  


- Sacos de Plástico descartável, não uso. Tenho alguns 3 sacos grandes dos hipermercados que vão sempre comigo quando faço grandes compras e vários saquinhos de pano que por sinal bem giros que se enrolam e ando sempre com um na carteira, não vá precisar de comprar alguma coisa. Eu sou aquela "louca" que vai a uma loja comprar qualquer coisa e a colaboradora da loja vai a colocar o artigo em saco de plástico, eu sou menina para dizer "não preciso de saco, tenho aqui, obrigada" e tiro o meu saquinho de pano.  


- Sacos de congelação com fecho, uso sim mas também os reutilizo, ou seja, uso estes sacos apenas para legumes crus, faço preparados de sopas e salteados. Lavo os legumes, corto, coloco nos sacos e vou utilizando conforme quero, quando chego ao fim do saco, lavo o saco e ponho a secar, depois de seco volto a reutilizar com a mesma função. Para a carne e o peixe tenho mesmo tupperwares de congelação próprios para o efeito.  


- Até a Oreo já é ecológica, troquei o feno, mantendo a mesma qualidade e marca, antigamente a embalagem era de plástico e agora de papel, assim como o absorvente a embalagem é papel e o material é 100% Biodegradável, dá um bom substrato para quem tem jardim que é o meu caso (para quem não sabe o fertilizante natural de coelhinhos é o melhor para ás flores, e assim não tenho de usar químicos) já não falando que a Oreo adora cascas de cenouras, abóbora, maçã... Tudo lavado, descasco e guardo no frigorífico dentro de um saquinho e depois vou-lhe dando consoante ela pedir.


- Plantações em casa, existem aqueles vasos pequenos que pudemos ter na cozinha de modo a ter ervas aromáticas sempre frescas, para além de ser muito mais saudável, sabemos que não tem aqueles químicos todos. Também se poupa uns trocos pois acabam por ser menos coisas que se compra no supermercado. Eu tenho a vantagem de ter vivenda e os avós ainda cultivam muito lá na terra. Cá em casa de frutos temos limões, tangerinas, marmelos, laranjas, nêsperas, pêras, alperces, uvas, fisalis, figos e plantei recentemente morangos vamos lá ver se esta primavera já tenho moranguinhos. De legumes temos abóboras, tomates e tomates cherry, cebolas, batatas, nabos, couve portuguesa, couve-flor, brócolos, espinafres, cenouras, alfaces. De ervas aromáticas temos salsa, oregãos, cebolinho, manjericão e hortelã-pimenta.

- Gosto de ter luzinhas no jardim, as nossas são todas solares, há que aproveitar o que temos de bom!

- As molas de estender a roupa são de madeira e vez de serem de plástico. Bora lá evitar o plástico, não é difícil em certos pontos.


Tudo o que descrevi em cima são coisas que já faço sem pensar nelas, já me sai em "modo automático", existem outras coisas que ainda quero mudar na minha rotina, mas fica para vos contar noutro dia. 

E tu, o que fazes para ajudar o Planeta e a tua carteira? 

#

3 comentários:

  1. Olá! Adoro ler estes posts que não só são úteis e interessantes mas fazem-nos refletir.
    Também opto por algumas medidas que mencionaste.
    quanto mais pessoas adquirirem alguns destes hábitos, melhor para o planeta.
    Obrigada por este excelente post!

    https://fragmentslight.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Também já fazemos cá em casa algumas destas coisas, mas ainda falta muito para conseguirmos reduzir mais!!

    Obrigada pelas dicas!!

    ResponderEliminar

  3. Gostava de te desejar um 2019 espectacular, cheio de coisas boas e com muito amor à mistura :D Feliz Ano Novo!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar