12 março 2017

Save Water, Drink Bear!

Olá Bunny's 

Eu considero-me amiga do Ambiente. Por enquanto ainda vivo com os meus pais, mas tenho a certeza que quando tiver a minha própria casa, o que já faltou mais, será igual. 

Eu tento ao máximo poupar água, não só porque baixa na factura ao fim do mês, mas também porque a água faz parte dos 4 elementos mais importantes no nosso Planeta, sem ela não vivemos por tanto Todos devíamos ter em atenção aos gastos excessivos.



Existem várias de maneiras de reduzir os gastos, eu vou dizer-vos as que usamos cá em casa. 

1- Temos o cuidado de fechar bem as torneiras, por vezes as torneiras podem ficar a pingar, é importante garantir que estão fechadas, se estiverem a fechar mal, há que resolver o mais rápido possível o problema. 

2 - Os autoclismos cá de casa são de dupla descarga, no entanto quem tem um autoclismo "normal" pode colocar garrafas de areia ou água dentro do autoclismo para reduzir a descarga de água. 

3- Utilizamos um balde para aproveitar a água fria da banheira enquanto esperamos que chegue a água quente do banho. Essa água está limpa, e serve para lavar o chão, regar flores ou fazer algumas descargas na sanita. 

4 - Quando tomo banho, opto sempre por duche, raramente tomo banho de imersão a não ser que precise mesmo de um momento relaxante com sais de banho e espuma, velas... 

5 - Tomo duche todos os dias antes de ir para o trabalho, tento ser o mais rápida possível, não mais de 5 minutos ou 15 quando lavo o cabelo. Enquanto coloco o champô ou o gel de banho mantenho a torneira fechada.

6- Para lavar os dentes, não uso o copo de água, mas evito o máximo a torneira a correr durante o processo. 

7- A máquina de lavar a roupa é sempre utilizada com a carga completa. 

8- A máquina da loiça também bastante utilizada, no entanto em vez de lavar a loiça todos os dias, como somos apenas 3 gatos-pingados, vamos enchendo a máquina e só quando está cheia é ligada. 

9 - Cá em casa os Tupperware e os copos de vidro não são colocados na máquina da loiça, porque acabam-se por se estragar ou ficar feios, são lavados à mão, enche-se metade do lava-loiças com água e detergente, enquanto se passa a esponja com sabão a torneira está fechada, é apenas aberta para retirar o detergente da loiça. 

10 - Eu sou daquelas pessoas que tenta no mínimo beber 2L água por dia, mesmo quando estou em casa, o que faço é ter uma eco garrafa de 1L sempre ao pé de mim, assim não estou sempre a sujar copos. 

Estas são as pequenas coisas que fazemos cá em casa para diminuir o gasto de água, vivo num apartamento, para quem vive em vivendas existem mais formas de poupar água. Como viram são coisas muito simples e que não alteram em nada na higiene pessoal nem na higiene da casa. 

Existem mais coisas que faço relativamente ao gasto de luz, papel, plásticos, reutilização de objectos... 

Pode ser difícil a adaptação, mas se entrar na vossa rotina acabam por fazer sem darem conta. 
E vocês? O que fazem para ajudar o planeta? Ou só o fazem para reduzir a factura ao fim do mês? Ou simplesmente não o fazem?  

#

2 comentários:

  1. Por acaso também tenho muita atenção neste aspecto, tenho zangas com o namorado cá em casa às vezes por causa disso porque ele passa tempos intermináveis debaixo do chuveiro enquanto eu ando sempre a fazer esses truques todos que referiste lol Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não moro com o namorado, está para breve... vamos ver se consigo =)

      Beijinhos

      Eliminar